terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Figuras em Relevo

Por norma, existem figuras que os docentes pretendem colocar acessíveis para um estudante cego. O problema é seleccionarem-se critérios que indiquem se a opção foi a melhor ou não.
1. A figura pode ser suprimida? - Esta questão pode ser colocada se a informação não for muito relevante;
2. É possível e é fácil difundir a informação da imagem através de texto? - Aqui é necessário ter-se em conta se a descrição é a melhor opção.
3. A figura tem muitos detalhes? - As imagens em relevo devem ter poucas cores, traços e texto (usar legenda com letras e números e numa folha à parte a correspondência);
4. A imagem é muito pequena? - Quando as figuras são pequenas, os traços ficam muito juntos e podem-se tornar confusos;

Na sua região devem existir bibliotecas municipais que possuem máquinas de relevos próprias para fazerem estas imagens em relevo.

Como proceder:
A. Imprima ou fotocopie as figuras para o papel específico que lhe é fornecido pela entidade (atende que a figura tem de ficar no lado mais rogoso do pel);
B. Ligue a máquina, coloque a folha direita na mesma e quando o aparelho puxar o papel, continue a mantê-lo direito (faça esta operação as vezes que for necessário mas não deixe a máquina queimar a parte que está pintada).

Nota:
Estes passos parecem-se muito complicados mas na verdade não o são e por norma não se demora muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário