21 de Janeiro de 2010
Universidade do Minho – Anfiteatro B1, Complexo Pedagógico II - Campus de Gualtar, Braga
Na sequência do I Seminário - “Contributos para uma Universidade Inclusiva” – realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2009, surge o II Seminário – “As Acessibilidades e os Desafios para a Promoção do Ensino Superior Inclusivo” – com o qual se pretende dar continuidade a este espaço de intercâmbio e de difusão de informação sobre o amplo tema da inclusão dos estudantes com deficiência ou necessidades especiais no Ensino Superior.
Neste II Seminário privilegiamos o tema das acessibilidades, nas suas várias vertentes, e os desafios que se levantam quando o objectivo é promover a inclusão.
Constitui-se como oportunidade de partilha e de debate, quer para técnicos, professores e estudantes do Ensino Superior, quer para os potenciais candidatos a este nível de ensino, para os seus pais, professores e outros profissionais que lidam de perto com o tema em foco.
Este evento marca ainda um momento importante no trabalho desenvolvido pelo GTAEDES: a assinatura de um acordo de colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.)
Estão todos convidados a participar.
Para mais informações sobre este evento ou para solicitar a ficha de inscrição, contacte:
Telefone: 253604117
E-mail: gaed(arroba)reitoria.uminho.pt
Após preencher a ficha de inscrição, deverá remetê-la, até ao dia 18 de Janeiro, por uma das seguintes vias:
Email: gaed(arroba)reitoria.uminho.pt
Fax: 253601339
Correio para:
GAED - Universidade do Minho
Complexo pedagógico I
Campus de Gualtar – 4710-057 Braga
Aos inscritos será entregue um certificado de participação.
PROGRAMA
9:00h - Sessão de Abertura
PAINEL I: As Várias Vertentes da Acessibilidade
9:30h - As TIC ao Serviço das Necessidades Especiais no Ensino Superior
Francisco Godinho
Coordenador do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CERTIC)
9:50h - Acessibilidade e Inclusão Digital: Práticas de e-learning nas Universidades Públicas Portuguesas
Ricardo Monteiro
Professor do Ensino Básico/Consultor de Acessibilidade Digital
10:10h - As acessibilidades na Produção de Materiais de Estudo para Estudantes com Deficiência ou Necessidades Especiais
Jorge Fernandes
Coordenador do Programa Acesso da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC)
10:30h – Coffee Break
11:00h - Acessibilidades Físicas: Realidades e Desafios
Susana Silva
Jurista do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.)
11:20h - Guia de Acessibilidades do Ensino Superior - Serviço de informação da Agência Europeia para as Necessidades Especiais em Educação
Ida Brandão
Técnica Superior da Direcção de Serviços da Educação Especial da DGIDC / Ministério da Educação
11:40h - Debate
Moderadora: Gracinda Martins
Coordenadora do Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro
12:30h – Almoço
PAINEL II: Desafios da Inclusão no Ensino Superior
14:30h – Contributos do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria para a Avaliação e Compreensão da Dislexia no Ensino Superior
Sandra Alves
Técnica Superior do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria
14:50h - As Doenças do Foro Psiquiátrico em Estudantes Universitários
Adriano Vaz Serra
Médico Especialista em Psiquiatria/Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria
15:10h - Voluntariado Universitário: Contributos para um Ensino Superior mais inclusivo
Lília Aguardenteiro Pires
Técnica Responsável do Serviço de Apoio ao Aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
15:30h - Serviços de Apoio: Principais Desafios e Dificuldades Experienciadas
Maria João Velez
Técnica responsável pelo Gabinete de Apoio às Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Évora
15:50h - Debate
Moderador: Cláudio Fernandes
Coordenador do Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
16h:30m – Sessão de Encerramento
Assinatura do Acordo de Colaboração entre Instituições de Ensino Superior Público para o Apoio a Estudantes com Deficiências e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.)
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